UNIAGRO
Apicultor usa música clássica com abelhas e se surpreende com resultado
22/02/2019 09:17 em Notícia

Teste feito em apiário no Piauí mostra mudança total de comportamento das abelhas, que ficaram mais calmas ao som da trilha sonora

Beethoven, Vivaldi ou Richard Wagner? Para as abelhas, tanto faz. Elas parecem gostar de todos os compositores de música clássica. Foi o que constatou uma família de apicultores do Piauí ao testar a trilha sonora durante a abertura das caixas onde ficam os favos de mel.

Teresa Bastos compartilhou um vídeo com a Globo Rural, mostrando o resultado da experiência no apiário do seu pai, Wener Bastos, em Novo Santo Antônio (PI). Nas imagens é possível visualizar o ataque das abelhas aos apicultores quando não há nenhum som ao fundo. Depois, quando colocam a música, as abelhas não se juntam para atacar os produtores.

A ideia surgiu após Teresa ler matérias que falavam sobre o uso de música clássica para acalmar rebanhos de vacas leiteiras e ajudar no aumento da produção. Todo o processo foi um teste e Wener, que é apicultor há mais de trinta anos, acatou a dica da filha, que trabalha com ele, e com a surpresa positiva da reação das abelhas pretende implantar o formato em suas 300 caixas de abelhas.

De acordo com o depoimento da família, não foi necessário criar uma infraestrutura para o resultado gravado: uma caixa de som e playlist encontrada em aplicativo foi o que usaram para que as abelhas ouvissem um pouco antes da abertura das caixas e saíssem delas de forma mais tranquila, a única mudança foi selecionar as músicas mais calmas da lista. Teresa também afirmou que já tinha familiaridade com o estilo musical e usa para a mesma finalidade: se acalmar.

O apiário produz cerca de 5,5 toneladas de mel por ano. A família agora pretende verificar se a música clássica vai impactar na produção de mel. Um estudo da Universidade de Leicester, realizado com vacas leiteiras, afirma que sim, a prática serve para abelhas e pode incrementar a produção.

Os apicultores do Piauí prometem compartilhar essa informação conosco assim que as tiverem.

Fonte: Revista Globo Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!