UNIAGRO
Indústria quer lançar selo de carne gaúcha para agregar valor ao produto
16/03/2018 11:10 em Notícia

Iniciativa parte com o lançamento de uma ferramenta que reúne informações sobre a cadeia produtiva de carne bovina do estado O governo do Rio Grande do Sul lançou uma ferramenta capaz de unir todas as  informações sobre a cadeia da carne bovina do estado em um só site. A indústria espera que isso permita a criação de um selo que valorize mais o produto no mercado.

O Observatório Gaúcho da Carne reúne informações como volumes e tipos de carne importada e exportada, regiões produtoras e número de abates. Coordenada pelo setor privado e apoiada pelo governo, a ferramenta traz informações coletadas desde janeiro de 2010.

“O que nós ainda estamos buscando é unificar e valorizar a carne gaúcha, assim como acontece em países como Argentina, Uruguai e Austrália. Se fala em carne identificada daquele país e isso vai trazer mais valor agregado ao nosso produto e, consequentemente, um melhor resultado aos produtores e garantindo qualidade total ao consumidor final”, falou o então secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul.

Para criar a plataforma, foram ouvidas mais de 300 pessoas ligadas ao setor com a finalidade de saber o que consideram importante na definição de negócios e políticas públicas. O objetivo é que o observatório sirva de ferramenta para ações pontuai.

“Essa disponibilidade de dados sobre a dinâmica de mercado de entrada de produtos e de volume produzido vai nos permitir entender melhor a demanda e trabalhar melhor a própria genética para produzir mais carne aqui no estado”, comentou o gerente nacional do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros.

Selo gaúcho

A indústria vê mais longe e quer usar os dados para encaminhar a criação de um selo da carne gaúcha, considerada uma forma de valorizar a proteína no mercado, como já acontece em outros países. “Até por serem bem parecidas com a produção argentina e uruguaia, por que não criarmos uma diferenciação e um reconhecimento da carne gaúcha? Então esse seria um dos grandes objetivos que viria a nos ajudaria a tornar mais viáveis e rentáveis os nossos negócios”, falou o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ronei Alberto Lauxen.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!