UNIAGRO
Consumidores da zona do euro elevam expectativas de inflação e dificultam esforços do BCE
08/11/2023 10:26 em Notícia

FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro elevaram suas expectativas de inflação para os próximos 12 meses a 4%, segundo uma pesquisa do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira, o que pode dificultar os esforços da autoridade monetária para controlar os preços.

As previsões das famílias para a inflação são, por natureza, imprecisas, mas podem influenciar as demandas salariais, os gastos e a poupança - três fatores cruciais para a fixação dos preços do varejo.

A Pesquisa de Expectativa do Consumidor do BCE, realizada em setembro e divulgada nesta quarta-feira, mostrou que a mediana dos entrevistados achava que a inflação seria de 4,0% nos próximos 12 meses, acima dos 3,5% de agosto e atingindo o nível mais alto desde a primavera (no Hemisfério Norte).

 O BCE também usa a pesquisa para avaliar se as famílias acreditam em sua capacidade de levar a inflação de volta à meta de 2% no médio prazo, em meio a um debate global sobre se essas metas devem ser elevadas.

A mediana dos entrevistados colocou ainda a inflação daqui a três anos em 2,5%, inalterada em relação à rodada anterior da pesquisa, mas ainda acima da meta do BCE.

Em setembro, o BCE também elevou sua previsão de inflação para 2024, principalmente em decorrência dos preços mais altos de energia, ao mesmo tempo em que subiu os juros para níveis recordes.

A autoridade monetária agora espera que os preços aumentem 5,6% neste ano, 3,2% em 2024 e 2,1% em 2025.

Fonte: Notícias Agrícolas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!