UNIAGRO
Após plantio no período ideal, algodão caminha para recuperação neste ano
06/04/2017 09:07 em Notícia

Clima favorável e baixa infestação de pragas nas lavouras permitem que o setor tenha expectativa de produtividade 20% superior na safra em relação à anterior. Demanda firme sustenta cotações

Depois do forte prejuízo na safra de algodão passada, devido a falta de água, o plantio recém-finalizado na janela ideal e o clima favorável do ciclo atual favorecem a expectativa de recuperação da pluma.

Hoje, a produtividade gira em torno de 1,5 mil quilos por hectare, considerada a média histórica nacional. "No ano passado tivemos uma perda efetiva [na safra]. Esse número estava entre 1,25 mil quilos por hectare e 1,3 mil quilos por hectare", lembra o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero.

Para esta temporada, o representante do setor espera incremento de 20% na produtividade. Até as pragas e doenças deram uma trégua, abrindo espaço para o desenvolvimento da cultura.

Líder na produção nacional, "Mato Grosso registrou um clima mais regular durante o plantio da soja [primeira safra], o que favoreceu o plantio da segunda safra de algodão na janela ideal. Essas condições favoráveis indicam que teremos médias de produtividade melhores do que na safra 2015/2016", enfatiza o diretor executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Décio Tocatins. O estado plantou 617 mil hectares de algodão, dos quais 86,5% na segunda temporada, entre fevereiro e março de 2017.

O bom momento está incentivando o ritmo de vendas antecipadas da pluma destinada ao mercado internacional.

O presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, diz que os preços do produto estão satisfatórios e muitos mato-grossenses estão ao menos travando seus custos para a safra de 2017/2018. Na última sexta-feira (31), a pluma atingiu R$ 87 por arroba no Mato Grosso, avanço de 17,84% sobre um ano antes.

"Há uma demanda muito forte de algodão. Se as economias globais voltarem a consumir mais, surgem espaços para aumentos maiores nas cotações", comentou o analista da consultoria Safras & Mercado, Cezar Marques.

O único fator que abalou o mercado foi a divulgação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na semana passada, indicando incremento nas áreas de plantio da cultura para a safra americana. Ao invés de 14% superiores à temporada anterior, como era esperado pelo mercado, elas virão 21% maiores.

"O incremento na área foi impulsionado, entre outros fatores, pela preferência do cultivo de áreas de algodão ante as do trigo de inverno, já que a relação trigo/pluma está favorável à fibra", analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório. De acordo com os especialistas, isso, em conjunto com a produção e produtividade mais elevadas, pode gerar uma maior concorrência para os produtores de MT.

No mercado interno, Marques destaca que as indústrias de pequeno e médio porte estão mais ativas nas compras devido à menor capacidade de estoque. Economicamente, à medida que o varejo se recupere, o cenário fica mais atrativo para o setor de algodão.

 

Fonte: Portal do Agronegocio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!