UNIAGRO
Como o agronegócio vence a crise?

Edição especial Melhores do Agronegócio mostrará como o desempenho do setor agropecuário foi além do crescimento do país nos últimos cinco anos

O agronegócio foi um dos poucos setores que tiveram forças para remar contra a maré da recessão que tomou conta da economia brasileira desde 2013. Na edição especial “Melhores do Agronegócio” de GLOBO RURAL, nas bancas a partir da próxima quarta-feira (24/10), uma reportagem especial conta como o setor do agronegócio conseguiu, nos últimos anos, crescer mais do que a própria economia do Brasil, mesmo em um período repleto de crises que abalaram o setor, como a greve dos caminhoneiros (em maio deste ano), as operações Carne Fraca (março do ano passado) e a crise que atingiu o setor de proteína animal.

A reportagem conta com a opinião de especialistas em economia e agronegócios , que mostram os motivos do setor conseguir sempre crescer em um ritmo mais acelerado que o da economia nacional: câmbio, exportações, safras recordes e tecnologias são um dos motivos que explicam esse sucesso.

Com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível constatar que nos últimos cinco anos, o PIB da agropecuária cresceu 23,2% enquanto da industria recuou 9% e do setor de serviços encolheu 1,3%. O PIB geral do país amargou uma queda de 2,5% no período, mas no caso do agronegócio, a receita das 500 maiores empresas teve um crescimento real de 8,8% no mesmo período.

Mas agora, qual será o cenário para o ano de 2019? Especialistas afirmam que a situação “está mais complicada”, as exportações podem ser menores que as registradas neste ano, e o custo, mais elevado.

A edição especial Melhores do Agronegócio também traz uma entrevista exclusiva com o economista Sergio Lazzarini, autor do livro, Capitalismo de Laços: os donos do Brasil e suas conexões. Lazzarini fala, entre outras coisas, de como o governo poderia ajudar mais o setor, as empresas que atuam no segmento e sobre os rumos do país.

A revista também traz, com exclusividade, a história das vinte empresas premiadas em cada categoria do prêmio Melhores do Agronegócio, a melhor empresa em sustentabilidade, a melhor entre as cooperativas, a melhor entre as pequenas e médias e a maior entre as 500.

Fonte: Revista Globo Rural