Diversas espécies podem causar danos nas plantações de tomate, mas há formas de controle para cada uma
O que está furando os tomates e estragando a planta?
Possivelmente, as injúrias em frutos e folhas do tomateiro foram provocadas pela lagarta-militar, que faz parte de um grupo composto por espécies do gênero Spodoptera, ou pela lagarta falsa medideira, que pertence a um grupo representado por várias espécies também conhecidas como plusias, sendo a Chrysodeixis includens a mais comum.
Para hortas caseiras ou de pequeno porte, recomendam-se medidas de controle alternativas, como uso de óleo extraído de sementes de nim indiano (Azadiractha indica) diluído em água, extrato de alho e pimenta do reino, inseticida biológico a base da bactéria Bacillus thuringiensis e liberação de micro-vespinhas (Trichogramma pretiosum), que destroem os ovos de mariposas.
Também é importante sempre aplicar boas práticas culturais ao tomateiro e ter o acompanhamento de um engenheiro agrônomo da região.
Consultor: Miguel Michereff Filho, entomologista da Embrapa Hortaliças. Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09. Brasília (DF). Caixa Postal 218. CEP: 70359-970. Tel. (61) 3385-9110. www.embrapa.br/fale-conosco.
Fonte: Revista Globo Rural