De acordo com informações disponibilizada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante esse fim de semana uma frente fria atuará sobre áreas do Sul do Brasil, trazendo fortes instabilidades sobre a região, com ocorrência de chuvas intensas. Após as chuvas na Região, de até 70 mm, uma massa de ar frio ocasionará a queda das temperaturas, com possibilidade de ocorrência de geada no Rio Grande do Sul no início da próxima semana (25) devido as baixas temperaturas previstas na região. Abaixo é possível observar como será o comportamento das precipitações nos próximos dias:
O sistema também deve avançar sobre partes do Centro-Oeste, derrubando as temperaturas do Mato Grosso do Sul no sábado (23) e do Mato Grosso no domingo (24). As capitais desses estados devem registrar temperaturas máximas em torno de 25°C e 30°C, respectivamente. Ressalta-se ainda, que os menores valores de temperaturas se concentrarão na metade oeste do estado do Mato Grosso.
Na segunda-feira (25), a massa de ar frio deve alcançar os estados de Rondônia e Acre, com temperatura mínima de 20°C nas respectivas capitais. O declínio deve ser de 5°C em Porto Velho e 3°C em Rio Branco. Além disso, as temperaturas podem baixar até 3°C no sul do Amazonas. Esse acontecimento deverá ser o sétimo episódio de friagem de 2025.
No mapa abaixo você acompanha como será o comportamento das temperaturas mínimas em todo o Brasil:
O comportamento esperado para as chuvas nos próximos três meses aponta para volumes abaixo da média no Nordeste, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste devem registrar precipitações medianas. As regiões com maior expectativa de chuvas são o Amazonas, o Acre e boa parte da região Sul, indicando que essas áreas terão melhor disponibilidade hídrica.
Em relação às temperaturas, as maiores médias devem ocorrer nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, mantendo o clima mais quente nessas áreas. Já o Sul, o Sudeste, além de partes de Mato Grosso do Sul e da Bahia, deve apresentar temperaturas mais amenas, variando entre 12,5ºC e 22,5ºC.