10 PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA GAÚCHA

Uma das coisas que é muito valorizada aqui no Rio Grande do Sul é a culinária gaúcha. Saborosa e rica em variedades, não deixa nada a desejar para nenhuma outra no mundo. A gastronomia é uma mistura do tempero brasileiro, italiano e alemão, mas tendo como marca registrada o pampa.

Pratos feitos com carnes é a preferência do povo gaúcho. Entre eles o tradicional churrasco, que é a referência da culinária do Sul do país. Confira um top lista com dez pratos típicos do Rio Grande do Sul.

Churrasco

A origem do prato é desconhecida, porém, muitos atribuem aos países dos pampas do Sul da América Latina: Argentina, Uruguai e Brasil (mais especificamente, no próprio Rio Grande do Sul). Foi nestes locais que os chamados gaúchos tornaram o prato conhecido e típico.

Arroz de Carreteiro

Popularmente conhecido como “Carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul. O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. A forma de preparar continua basicamente a mesma até hoje.

Tainha na Taquara

A região litorânea do Estado também tem pratos que ilustram o cardápio de comidas típicas. A tainha na taquara é mais popular no litoral sul e na região do lago Guaíba e suas ilhas, como a ilha da Pintada. O prato constitui-se de uma tainha – ou anchova – assada sobre a lenha em brasa presa a um espeto feito de bambu-taquara. Também é o prato típico mais vendido durante a Festa do Mar, realizada de dois em dois anos na cidade de Rio Grande.

Matambre recheado

Mais um prato feito a base de carne é o matambre recheado. Típico do Rio Grande do Sul e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai. O matambre recheado é feito com a carne de mesmo nome, com o recheio de salsa picada, fatias de cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos cozidos duros e condimentado com um pouco de azeite e sal.

Espinhaço de ovelha com aipim

Dessa vez a carne é a de ovelha. O espinhaço é uma parte da ovelha que vai do pescoço ao lombo e, normalmente, é dividido em pedaços (nacos, ripas) para ser consumido. Esse corte é conhecido por ser extremamente macio.

Paçoca de pinhão com carne assada

A Paçoca de Pinhão é um dos pratos típicos gaudérios que fogem um pouco da culinária convencional, mas sem perder a praticidade do preparo. A receita era feita pelos índios do sul que caminhavam longas distâncias e precisavam de energia.

Ambrosia

A Ambrosia é uma sobremesa tradicional portuguesa. É também o mais antigo doce de Minas Gerais e igualmente muito popular no Rio Grande do Sul. O doce também é conhecido com Manjar dos Deuses e é basicamente feito com leite, ovos e açúcar.

Sagu com creme

Impossível falar de doces típicos do Rio Grande do Sul, sem falar no sagu com creme. A sobremesa mais comum na mesa dos gaúchos, principalmente, nos domingos pós-churrasco.

Papo-de-anjo

O Papo-de-Anjo é um doce típico português, assim como a maioria dos doces a base de ovos, especificamente da gema. Também é uma sobremesa muito tradicional na culinária gaúcha.

Cuca

A cuca é um pão doce, típico da culinária alemã. Com a forte colonização deste povo europeu, o prato acabou se popularizando e hoje é muito comum você tomar um café, acompanhado de uma boa cuca.