UNIAGRO
Cultura e tradição gaúchas se destacam na Semana Farroupilha!

Uma das festas mais populares para o povo gaúcho reelembra os episódios da Revolução Farroupillha

Porto Alegre - No centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um acampamento chama a atenção para uma das festas mais populares para o povo gaúcho, a Semana Farroupilha, que acontece no período de 7 a 20 de setembro. O evento acontece no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, no centro da cidade, onde estão instalados 352 piquetes (pequenas casas de madeira), montadas por famílias da região e patronicinadores da festa para receber amigos, familiares e convidados. Elas reproduzem as antigas moradias que abrigavam os farrapos da revolução.

No acampamento, a tradição gaúcha é mantida com o charrusco preparado na hora e com pessoas dançando os ritmos típicos da região. A maioria das famílias chega ao local com um mês de antecedência para montar a estrutura e lá permanecer até o final da festa, que começou no dia 7 de setembro e termina na próxima quarta-feira (20). O evento é coordenado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

 

 

A decoração das casas de madeira se destaca pelos detalhes. Foto: Rosália Rangel/DP

 

O cuidado com a decoração dos piquetes chama a atenção pelos detalhes. São pequenos utensílios trazidos da própria casa ou resgatados por amigos. O famoso chimarrão gaúcho também compõe o cenário. À disposição do visitante, um galpão comercializa os produtos autênticos da cultura gaúcha. À noite, a diversão fica por conta de uma vasta programação cultural, que inclui festival de danças, palestras e shows com artistas da terra, alguns deles com projeção nacional, a exemplo de Renato Borghetti. 

Nas pequenas ruas do acampamento é possível encontrar mulheres e crianças (chamadas de prendas) com saias longas e rodadas e homens com bombachas. A estimativa é de que cerca de 7 mil pessoas por dia circulem pelo local para conhecer mais de perto, no caso dos visitantes, a Semana Farroupilha, quando é reelembrado os episódios que marcaram a Revolução Farroupillha, que aconteceu entre os anos de 1835 a 1845. 

 

 

Crianças se vestem como manda a tradição: meninas com saias longas e rodadas e meninos com bombachas. Foto: Rosália Rangel/DP

 

Para reviver as tradições gaúchas, a cerveja Schin, patrocinadora oficial da festa, relançou o jornal O Povo, principal voz dos farrapos durante a revolução. O jornal circulou entre os anos de 1838 e 1840. Em formato trablóide, a produção (14 edições), uma para cada dia da festa, está sendo distribuída com os visitantes e traz reportagens, artigos e crônicas sobre os hábitos e o espiríto tradicionalista do povo gaúcho. No acampamento, a redação do jornal foi montada em uma pequena instalação inspirada na casa onde viveu Guiseppe Garibaldi, em Piratini (RS), um dos líderes da Revolução Farroupilha. No local, estão expostas, além de fotos dos heróis e personagem da revolução, um prensa tipográfica, uma mesa interativa, onde público pode ver imagens e conteúdo do jornal. O visitante também pode fazer fotos para compor a primeira página de O Povo.

 

 

Produtos autênticos da cultura gacha são fabricados no acampamento. Foto: Rosália Rangel/DP

 

A Semana Farroupilha de 2017 tem como tema Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história, e está homenageando algumas personalidades da revolução, a exemplo de Bento Gonçalves da Silva, David Canabarro, Antonio de Souza Netto, Domingos José de Almeida, Giuseppe Garibaldi, entre outros. A Schin também prestou uma homenagem aos heróis gaúchos com a produção de latas de cervejas comemorativas, com imagans do fotógrafo Eduardo Rocha, que captou imagens dos hábitos tradicionalistas e dos costumes do homem do campo. As latinhas começaram a circular em agosto.

Fonte: Noticias Gauchas