UNIAGRO
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O RIO GRANDE DO SUL

1- O Rio Grande do Sul possui o 4º maior PIB do Brasil, sendo superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

2- O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior número de municípios, atrás de Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, são 497 cidades gaúchas.

3- Os municípios mais populosos do Rio Grande do Sul são, por ordem: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Passo Fundo.

4- Porto Alegre é a décima capital mais populosa do Brasil (1.413.094 habitantes), mas a sua região metropolitana é a quarta maior ( 3.718.778 habitantes).

5- Os habitantes do Rio Grande do Sul são chamados de riograndenses-do-sul, su-riograndenses e gaúchos. Mas gaúchos também são os homens dos pampas argentinos e uruguaios. Segundo a Wikipédia, a palavra gaúcho veio do espanhol e significa “valente, nobre, generoso”.

6- A população do Rio Grande do Sul é formada por descendentes de indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, alemães, italianos e poloneses. Ainda é possível encontrar falantes de dialetos italianos e alemães no estado, especialmente na região da Serra Gaúcha.

7- O estado brasileiro que mais elegeu presidentes da República direta ou indiretamente foi o Rio Grande do Sul. Foram, no total sete presidentes: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e Dilma Roussef. João Goulart assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros. Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Dilma Roussef viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul.

8- Existem na região de Porto Alegre vestígios de ocupação humana com cerca de 11 mil anos de idade.

9- A Lagoa dos Patos é a maior laguna do Brasil e a segunda maior da América Latina.

10- A rodovia mais ao sul do Brasil é a gaúcha RS-699.

11- Os pampas ocupam 66% da área do estado do Rio Grande do Sul.

12- A cidade gaúcha de Caxias do Sul é o segundo polo metal-mecânico do país e um dos maiores da América Latina. Possui o 34º maior PIB do Brasil.

13- O principal evento do Rio Grande do Sul é a Semana Farroupilha, em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. A Semana Farroupilha é comemorada entre 14 e 20 de setembro.

14- Você já ouviu falar na Paleorrota? Pois a Paleorrota é uma área de geoturismo situado no centro do Rio Grande do Sul. É rica em fósseis com idade entre 210 e 290 milhões de anos. Nela, foram encontrados fósseis de guaibassauros (em homenagem à cidade de Guaíba), rincossauros, estauricossauros e outras espécies de dinos.

15- Os brasileiros normalmente associam a Serra Gaúcha às cidades de Gramado, Canela, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Ela, porém, é muito maior. Além dessas cidades, fazem parte da Serra: Nova Bassano, São Francisco de Paula, Farroupilha, Veranópolis, Flores da Cunha, Dois Lajeados, Garibaldi e Serafina Corrêa, além de outras.

16- O maior polo turístico do Rio Grande do Sul é a cidade de Gramado. Ela atrai todos os anos milhares de turistas ávidos por conhecer o Mini Mundo (parque com réplicas em miniatura de diversas construções famosas), o parque Knorr e o Museu do Chocolate. Gramado também é conhecida pelo Gramado Aleluia (evento realizado durante a Páscoa), o Natal Luz (que ocorre no final do ano) e o Festival de Cinema de Gramado.

17- Uma das mais antigas festas populares do Rio Grande do Sul – e talvez do Brasil – é a Festa Nacional da Uva, realizada em Caxias do Sul. Sua origem remonta ao ano de 1931 (embora alguns afirmem ter se iniciado como um evento agrícola no século XIX). Os pontos altos da festa são o desfile de carros alegóricos e a eleição da rainha da Festa da Uva. Os temas mudam todos os anos, mas normalmente fazem referência à imigração europeia ou à uva.

18- A população da cidade de Santana do Livramento, na divisa com o Uruguai costuma falar com seus vizinhos da fronteiriça Rivera uma mistura de português e espanhol chamada de portunhol ou portunhol riverense. As pessoas costumam atravessar a fronteira para fazer compras, trabalhar, namorar e até dar à luz. Santana do Livramento e Rivera são cidades distintas de países diferentes, mas que funcionam como uma única comunidade.

19- Alguns gaúchos famosos: Érico Veríssimo (escritor), Gisele Bündchen (modelo), Xuxa (apresentadora de TV), Luís Fernando Veríssimo (escritor), Mário Quintana (poeta), Elis Regina (cantora), Lupicíno Rodrigues (compositor), Lya Luft (escritora), Yeda Maria Vargas (miss universo), Walmor Chagas (ator), Caio Fernando Abreu (escritor), Luís Felipe Scolari (técnico de futebol), Carlos Reinchenbach (cineaste), Apparecido Torelly (jornalista e escritor conhecido como Barão de Itararé), Luís Carlos Prestes (político e líder comunista), Adriana Calcanhoto (cantora), Kleiton e Kledir (irmãos cantores e compositores), Ronaldinho Gaúcho (jogador de futebol), Glória Menezes (atriz), Iberê Camargo (pintor), Nelson Gonçalves (cantor), Tizuka Yamazaki (cineasta), Paulo José (ator), Caco Barcellos (jornalista), Leonel Brizola (político) e Ana Hickman (apresentadora de TV).

Fonte: + Curiosidades