MAXI AGRO
CURIOSIDADES E CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL

No dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho, data em que foi marcado o início da Revolução Farroupilha em 1835, no Rio Grande do Sul. A cultura gaúcha é fortemente reconhecida em todo o país, principalmente quando se fala em churrasco e chimarrão.

 

O termo “gaúcho” gera várias teorias sobre sua origem. Uma delas é que ele pode ter vindo do quíchua (idioma ameríndio andino) ou árabe da palavra “chaucho”, que é um tipo de chicote utilizado para domar manadas. Porém, de acordo com a Wikipedia, “gaúcho” vem do espanhol e significa “valente, nobre, generoso”.

Churrasco

 A ideia de rodízio de carnes surgiu com os pampas gaúchos, mas por puro engano.

Essa é uma iguaria deliciosa em qualquer lugar, mas o churrasco gaúcho possui particularidades que o tornam único e ainda mais gostoso, reconhecido em todo o país. No Rio Grande do Sul, a carne é cortada em fatias mais grossas e suculentas que as de São Paulo, por exemplo, para que o sabor dela mesma fique mais acentuado. Fatores como: procedência da carne, temperatura de armazenamento e da churrasqueira, distância entre a grelha e o fogo e tempo de assado, são essenciais para que o churrasco fique perfeito.

Rodízio

A ideia de rodízio de carnes surgiu com os pampas gaúchos, mas por puro engano. Dizem que em um restaurante o garçom confundiu as carnes pedidas e para resolver a situação, o proprietário do estabelecimento pediu para que todas as carnes passassem em todas as mesas, evitando confusão. Podemos dizer que esse sim foi um “acidente” feliz, não é mesmo?

Chimarrão

No Sul, o chimarrão é consumido antes do churrasco, pois a erva-mate abre o apetite

A erva-mate, do que é feito o chimarrão, é nativa da América do Sul, principalmente na região do Rio Grande do Sul, o que favoreceu para que a bebida seja a mais típica no estado, além de ser comum no Paraná, Santa Catarina, Argentina, Uruguai, Paraguai e parte da Bolívia e do Chile. A bebida é servida em uma cuia com bomba, mate moída e água morna, ou leite para alguns.

Churrasco + chimarrão?

Há quem estranhe a união dos dois itens gaúchos mais tradicionais na música sertaneja, mas faz muito sentido. No Sul, o chimarrão é consumido antes do churrasco, pois a erva-mate abre o apetite e favorece o melhor aproveitamento da refeição, diga-se de passagem.

Turismo

A cidade com maior índice turístico do Rio Grande do Sul é Gramado, que recebe gente de todo o país curiosas por suas principais atrações: Mini Mundo, Museu do Chocolate, Mundo Knorr, Natal Luz (que acontece na época que leva no nome) e o Festival de Cinema de Gramado

Litoral

Uma curiosidade muito legal sobre o litoral gaúcho é que ele possui a maior extensão de areia contínua do mundo: são 224 km de costa, na Praia do Cassino. Apesar disso, as praias não são pontos fortes, já que o estado é o mais frio do Brasil.

Fonte: CATRACA LIVRE