UNIAGRO
FATOS INTERESSANTES DA AGRICULTURA

Alguns pontos de produção agrícola que a maioria das pessoas não conhecem, serão apresentados abaixo:

38% do solo (sem contar com a Groelândia e a Antártida) é cultivada pelos humanos. 

60% da produção alimentícia mundial é destinada ao nosso consumo, 35% é utilizado para produzir forragem e alimentação nas criações de animais e 5% para as indústrias, principalmente, para os biocombustíveis. 

Geralmente, para a produção de gado (pecuária) à base de grãos são necessários 30 kg de alimentos para apenas 1 kg de carne sem osso, destinada ao consumo humano.

70% da água retirada em rios e aquíferos é utilizada na irrigação de plantações.

A quantidade de emissões de gases de efeito estufa pela agricultura é maior que a quantidade de emissões de todos os meios de transporte do mundo ou de toda a geração de energia elétrica. 

A agricultura tem um dano ambiental 60 vezes maior do que as que são produzidas por edificações e pavimentação no mundo.

Nos últimos cinco anos, houve uma expansão agrícola de 5 milhões a 10 milhões de hectares de terras cultiváveis e produtivas por ano, área que equivale ao estado do Rio Grande do Norte (RN).

A devastação feita por fins agrícolas atingiu cerca de 70% das pastagens pré-históricas do planeta, 50% das savanas e cerrados, 45% das florestas temperadas e 25% das florestas tropicais. 

Nada destruiu mais os nossos ecossistemas desde a última chamada “idade do gelo” (período que contou com a redução das temperaturas médias do planeta) do que as nossas plantações. 

Materiais como fertilizantes, herbicidas e pesticidas estão se espalhando em quantidades grandes e estão sendo detectados em quase todos os nossos ecossistemas, praticamente. 

Se levarmos em conta apenas a água de consumo (ou seja, aquela que não tem retorno aos aquíferos de origem), a quantidade utilizada para a irrigação sobe para 80% a 90% do total gasto pelos seres humanos.

Fonte: Canal Rural