UNIAGRO
Curiosidades sobre bovinos!!

Curiosidades sobre bovinos!!

1 - Acredita-se que os bovinos tenham sido domesticados em 5.000 ou 6.000 antes de cristo, e são descendentes do gauro primitivo e de uma espécie já extinta chamada auroque.

2 - Os bovinos de grandes dimensões eram conhecidos como auroques, chegando a medir em torno de 2 metros e pesar 900kg. Habitavam quase toda a Europa e norte da Ásia, sua extinsão foi em 1.627.

3 - As raças mais famosas de bovinos no Brasil são: Nelore, Angus, Caracu, Jersey, Simental, entre outras.

4 - O país com o maior número de bovinos no mundo é a Índia, e em segundo vem o Brasil.

5 - Extima-se que a mais bovinos do que pessoas no país.

6 - No geral, os bezerros nascidos no Brasil são amamentados e vacinados durante sete meses. Após esse período, ele se alimenta de pasto por dois anos e meio. Quando está mais gordo, é confinado durante três meses para não perder peso. Se estiver com a saúde boa, vai para o abate.

7 - O abate dos bovinos é feito com uma pistola de pressão. Assim que desmaia, o animal recebe um corte na jugular e sua morte total dura até três minutos.

8 - Praticamente tudo no bovino é aproveitado. As tripas, por exemplo, são utilizadas na fabricação de fios cirúrgicos e capas de salsicha. O casco e os chifres viram lubrificantes e pó para extintor de incêndio. O couro é utilizado na fabrição de móveis, gelatinas e cápsulas farmacêuticas. Até os cãlculos biliares são usados pela indústria. Eles servem para fazer pérolas artificiais. Por último, temos o sangue, que é utilizado para a fabricação de ração para cães.

9 - Ao contrário do que muita gente imagina, a vaca não dá leite apenas quando amamente. O seu período de lactação começa na época do nascimento da cria, mas continua mesmo depois dos demasme, quando estimulada pela ordenha mecânica e manual.

10 - O leite de búfala é mais branco e nutritivo do que o de vaca. A verdadeira Muzzarela italiana é feita com esse tipo de leite.

 

 

Fonte: Apoio genetica