UNIAGRO
Pescados: 11% de amostras coletadas pela Agricultura apresentam inconformidades
17/04/2019 09:07 em Notícia

Das amostras, oito produtos estão sob o Serviço de Inspeção Federal e 16 de Inspeção Estadual

Análise feita pelo Ministério da Agricultura de 220 amostras de DNAs de diferentes espécies de pescado, recolhidas em 16 estados e no Distrito Federal, apontou 32 delas com inconformidades. 

Das amostras, oito produtos estão sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e 16 de Inspeção Estadual (SIE). "As inconformidades se referem à fraude econômica no varejo, devido à troca de espécies de pescado por outro de menor preço à venda no varejo", diz a pasta em nota.

O secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, disse que no ano passado o índice de não conformidade foi de 21,4% e, agora, baixou para 11%. Nos produtos sob fiscalização direta do Ministério da Agricultura e nos importados o índice de conformidade foi de 95,03%. "Vamos incentivar cada vez mais esse tipo de fiscalização, pois pretendemos acabar com essa fraude que prejudica o consumidor brasileiro", afirmou ele.

A coleta foi realizada no dia 12 de março, no comércio varejista e atacadista, dos Estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. As amostras de produtos importados são oriundas de estabelecimentos localizados na Argentina, China, Equador, Noruega e Portugal e todas estavam conformes, disse a pasta.

O ministério acrescentou que, para cada resultado não conforme dos estabelecimentos com SIF, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) abrirá processo administrativo para a apuração. Medidas cautelares também podem ser aplicadas às empresas, como a suspensão de expedição dos produtos do estabelecimento até a total regularização do processo produtivo, além de terem que recolher os produtos identificados como inconformes.

Fonte: Revista Globo Rural

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!