UNIAGRO
Tempo seco coloca em alerta produtor de soja do Paraná e Mato Grosso do Sul
11/12/2018 09:26 em Notícia

Com a semeadura já na reta final, as atenções agora se voltam para as condições de desenvolvimento das lavouras

Com os trabalhos já encerrados no Centro-Oeste, Sudeste e nos estados do Paraná, Bahia e Rondônia, o plantio da safra 2018/2019 de soja atingiu 96% da área.

Segundo a consultoria AgRural, o dado representa avanço de três pontos percentuais na comparação com uma semana antes e supera ligeiramente os 95,5% de um ano atrás. A média de cinco anos é de 93%. A empresa estima um total de 35,9 milhões de hectares plantados nesta temporada.

Até a última quinta-feira, dia 6, a semeadura havia alcançado 98% da área em Santa Catarina, 95% no Rio Grande do Sul, 88% no Maranhão, 80% no Tocantins, 68% no Piauí e 30% no Pará.

Pouca chuva

Com a semeadura já na reta final, as atenções agora se voltam para as condições de desenvolvimento das lavouras. Por isso, o tempo seco e a elevação das temperaturas observados já colocaram em alerta os produtores do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

A Agrural indica que as precipitações devem continuar tímidas nesses dois estados nos próximos dias. A boa notícia é que as temperaturas máximas não devem continuar tão altas.

Produção

A consultoria estima a produção brasileira de soja na safra 2018/2019 em 121,4 milhões de toneladas. O número será revisado em meados de janeiro e deve crescer caso o clima colabore com as lavouras nas próximas semanas.

Fonte: Canal Rural

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!