UNIAGRO
Plantio da safra 2018/2019 de soja atinge 10% da área no Brasil
08/10/2018 08:39 em Notícia

De acordo com a AgRural, o avanço foi de cinco pontos percentuais ante a semana anterior. O percentual está abaixo dos 5% de igual período do ano passado e da média de cinco anos

Até esta quinta-feira, dia 4, o plantio da safra 2018/2019 de soja já havia atingido 10% da área prevista no Brasil, avanço de cinco pontos percentuais ante a semana anterior, disse a consultoria AgRural, em levantamento semanal. O percentual está abaixo dos 5% de igual período do ano passado e da média de cinco anos.

Apesar das chuvas registradas nesta semana, o Paraná segue na dianteira do plantio brasileiro, com 28% da área já semeada, ante 18% no ano passado. “Para a semana que vem, entretanto, fica o temor de que as chuvas mostradas nos mapas de previsão dificultem o avanço das máquinas”, disse a assessoria.

Em Mato Grosso, 14% da área de soja está plantada, ante 8% há um ano, conforme a consultoria. A região oeste, onde tem chovido mais, é a mais adiantada. No médio-norte, que tem recebido chuvas mais esparsas, o ritmo é mais lento.

Em Mato Grosso do Sul, a umidade do solo favorece os trabalhos, e 12% da área de soja está plantada, ante 3% em relação a um ano atrás, de acordo com a AgRural. Já em Goiás, onde o aumento da umidade ainda está restrito a poucas áreas, o plantio chegou a 1%, mesmo índice da média de cinco anos.

Em Minas Gerais, o plantio ainda não chega a 1%. Apenas áreas pontuais de soja irrigada começaram a ser semeadas no Triângulo Mineiro.

Em São Paulo, estado que um ano atrás ainda não havia dado início ao plantio, 9% da área está semeada. Nos demais estados, o plantio chegou a 8% da área em Rondônia e a 3% em Santa Catarina.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!