UNIAGRO
Poder de compra do pecuarista cai quase 10% em um mês
15/08/2018 08:52 em Notícia

Em relação ao mesmo período do ano passado, a relação de troca entre a arroba do boi gordo e a saca do milho diminuiu 31,9%

A relação de troca entre a arroba do boi gordo e a saca do milho piorou em agosto. Segundo a Scot Consultoria, na comparação mensal, a queda foi de 9,5%. Frente ao mesmo período do ano passado, o poder de compra do pecuarista diminuiu 31,9%.

Considerando a Praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 3,6 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.

Milho

A menor produção na temporada 2017/2018 do cereal, o produtor rural mais retraído na hora da venda, o impasse relacionado ao frete rodoviário e a maior movimentação para exportação deram sustentação aos preços do milho no mercado interno, mesmo com a colheita da segunda safra em andamento.

De acordo com a Scot, o grão está cotado em R$ 40 na região de Campinas (SP), sem o frete, com negócios pontuais em até R$ 42 por saca. Na comparação com o mesmo período de 2017, o milho está custando 56,6% mais este ano.

Tendência

A expectativa da consultoria é de mercado firme nos próximos meses, com exportação crescente do cereal.

A média diária embarcada na primeira semana de agosto foi de 83,6 mil toneladas aumentam de 57,1% em relação à média de julho deste ano, que já tinha sido 681,7% maior na comparação com junho, conforme o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC).

O pecuarista deve continuar monitorando o câmbio e as questões relacionadas ao frete rodoviário, que podem interferir nos embarques nacionais, e afetar a relação de troca com a arroba.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!