UNIAGRO
Ministério da Agricultura publica zoneamento para arroz, girassol e milho
18/07/2018 08:42 em Notícia

Nos próximos dias, será atualizado o zoneamento de outras culturas de verão, como soja, feijão 1ª safra, feijão-caupi e algodão

O Ministério da Agricultura (Mapa) aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para as culturas de arroz de sequeiro e irrigado, girassol e milho primeira safra na safra 2018/2019. As portarias foram publicadas no Diário Oficial. Segundo a pasta, em nota, nos próximos dias será atualizado o zoneamento de outras culturas de verão, como soja, feijão 1ª safra, feijão-caupi e algodão.

O zoneamento é elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de minimizar os riscos relacionados a fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Indicação de risco

Os agricultores, as seguradoras e os agentes financeiros podem acompanhar também as recomendações sobre o melhor momento para fazer o plantio no Painel de Indicações de Riscos, disponibilizado no site do Mapa. O painel dá acesso às informações do Zarc, com as datas de plantio por níveis de riscos para cada município, desde o risco de perda de 20% até o de 40%.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!