UNIAGRO
Gastronomia do Sul é influenciada por diferentes colonizações
25/06/2018 09:17 em Notícia

Na mesa dos pioneiros, tradições se mesclam aos produtos da terra

 

região Sul é formada pelos estados do Rio Grande do sulSanta Catarina e Paraná, possuindo  variados pratos típicos. O encontro de diferentes colonizações resultou em um cardápio rico e variado.

As terras novas dos estados do Paraná e de Santa Catarina mostram hábitos, costumes e tradições populares desordenadas e criativas na sua cozinha, provindos da imigração de países europeus: Portugal, Alemanha, Itália, Polônia e Ucrânia. Tudo isso se encontra associado, ainda, às influências secundárias de holandeses, belgas, sírio-libaneses, ingleses e japoneses.

Difícil falar de uma cozinha própria da região, pois não são muitas as receitas antigas. Referência especial é dada à tradição do uso da receita do barreado, carne com toucinho e tomate picado, prato dos caboclos do litoral do Paraná.

Uma receita tradicional da ilha de Santa Catarina, saboreada entre os meses de abril e julho, é a tainha na telha. Época essa em que esfriam os mares do sul do Brasil e gigantescos cardumes deixam a Lagoa dos Patos em direção ao norte, a fim de se reproduzirem. No caminho, são apanhados pelas redes dos pescadores, nas praias de Naufragados, Joaquina, Gravatá, Ponta do Caçador, Barra da Lagoa, Ponta das Canas ou Jurerê.

O café colonial é servido na zona de colonização alemã, usualmente nas tardes de domingo, incluindo inúmeros tipos de pães, tortas, bolos, biscoitos. Acompanham, também, docinhos secos ou em calda, pastéis, salames, presuntos e pratos à base de repolho e carne de porco.

Fonte: Cursos Cozinha Profissional

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!