UNIAGRO
Seca e ventos fortes comprometem a produção de milho no Paraná
13/06/2018 09:59 em Notícia

 A colheita da segunda safra de milho já começou em Mato Grosso. Mas no Paraná, ainda não. Veja a situação nos dois estados, que são os maiores produtores do Brasil.

O pesadelo dos produtores da região oeste do Paraná começou quando a soja demorou a sair do campo. O atraso na colheita fez com que o milho passasse do período ideal para ser plantado. As lavouras ainda ficaram um mês inteiro sem receber chuva, prejudicando o desenvolvimento das espigas.

 

 

Depois de tantos dias de seca, a chuva veio, mas trouxe junto uma outra dor de cabeça para os produtores: ventos fortes, de quase 100 km/h, derrubaram boa parte da plantação.

Um levantamento feito pela secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná estima que os produtores da região oeste do estado vão colher quase mil quilos a menos por hectare. A média por hectare gira em torno de seis mil quilos.

Enquanto no Paraná ainda há dúvidas sobre o que vai ser tirado da lavoura, em Mato Grosso os agricultores já estão colhendo o milho. Os produtores devem colher cerca de R$ 26,5 milhões e meio. Uma produção 13% menor do que na safra anterior. No estado o plantio também atrasou e a área foi reduzida por causa do clima.

Segundo a Conab, a produção nacional de milho deve ficar perto de 63 milhões de toneladas – 6,5% a menos que na safra passada.

Fonte:Globo Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!