UNIAGRO
REFORMA TRABALHISTA E SUSTENTABILIDADE ENTRAM NA PAUTA DA BAHIA FARM SHOW 2018
08/06/2018 11:34 em Notícia

Mais uma vez, a adoção de critérios de sustentabilidade pelas propriedades rurais do oeste da Bahia entrou na programação de palestras da Bahia Farm Show 2018. Nesta edição do “Workshop Soja Plus”, programa executado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), as principais mudanças com a reforma trabalhista, em vigor desde novembro do ano passado, e as adequações diretas para quem trabalha no campo foram esclarecidas em uma palestra com os advogados Fabrício Coelho e Thereza Bastos. A legislação trabalhista e o bem-estar do trabalhador no ambiente de trabalho são pilares de sustentabilidade respeitados pelos agricultores que já aderiram ao Soja Plus.

Para Thereza Bastos, o programa Soja Plus é um diferencial por apoiar os produtores a atender a legislação trabalhista principalmente com as mudanças a exemplo da jornada de trabalho, férias, salário, dentre outros. O gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), parceira da Aiba no projeto, Bernardo Pires, explica que “por meio de um trabalho de orientação, o programa visa apoiar os produtores da região na adoção dos critérios de sustentabilidade. No caso do respeito à legislação trabalhista, isto também implica na qualidade de vida ao trabalhador contribuindo com todo o processo produtivo”, reforça.

Dentre as novidades apresentadas durante o Workshop na Bahia Farm Show 2018 está a possibilidade de análise de água de consumo humano das propriedades em atendimento à portaria do Ministério da Saúde, um dos pré-requisitos da legislação trabalhista. Implementado em 2014, o Programa Soja Plus já atendeu 120 propriedades rurais, capacitou cerca de 140 produtores e promoveu 38 atividades, dentre dias de campo, oficinas, fóruns, cursos de capacitação, além da realização de duas edições do Seminário Soja Plus, em Luís Eduardo Magalhães.

A Bahia Farm Show 2018 prossegue até sábado (9) com o cronograma de palestras que vai debater ainda temas como o Funrural, Qualidade na Tecnologia de Aplicações de Defensivos e Sistema de Informação Hidrológica do Oeste da Bahia. Acesse a programação completa em: www.bahiafarmshow.com.br. A estimativa é que esta edição contabilize mais de 70 mil visitantes entre pesquisadores, estudantes, expositores e público em geral.

Fonte:Bahia Farm Show

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!