UNIAGRO
Morre Alberto Alves Santiago, um dos maiores pesquisadores do zebu
18/04/2018 11:20 em Notícia

Autor de dezenas de livros sobre pecuária, ele tinha 101 anos e foi enterrado ontem, em São Paulo

Morreu na última quarta-feira (11/4), em São Paulo, o engenheiro agrônomo e pesquisador Alberto Alves Santiago, um dos maiores especialistas da pecuária zebuína no Brasil e no mundo. Ele tinha 101 anos de idade.

Doutor Alberto, como era conhecido, foi o primeiro diretor do Instituto de Zootecnia (IZ) de São Paulo, entre 1969 e 1975. Na época, o instituto era denominado Departamento de Indústria Animal.

Ele também é autor de diversas publicações como O Zebu: sua história e evolução no Brasil; O Zebu na Índia, no Brasil e no mundo; Pecuária de Corte no Brasil Central; Gado Nelore - 100 Anos de Seleção, entre outras contribuições fundamentais para a pecuária brasileira.

Seu nome também passou a nomear o prêmio "Eng. Agr. Alberto Alves Santiago", entregue pelo Instituto de Zoologia aos pesquisadores que se destacam na área.

Em 1986, o Doutor Alberto recebeu o prêmio Mérito ABCZ, entregue pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Ele era membro do colégio de jurados e do conselho técnico da associação.

Ainda neste ano, um dos pavilhões do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), foi batizado com seu nome.

Em nota, o presidente da associação, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, lamentou a perda. "É, sem dúvida, uma grande perda para a pecuária. Em nome da ABCZ e de nossos mais de 20 mil associados, agradecemos por toda dedicação e empenho ao Zebu. Seus estudos ficarão eternizados nos campos brasileiros, com a evolução do rebanho nacional", disse.

O corpo do Doutor Alberto Alves foi enterrado em São Paulo, no Cemitério Gethsêmani, nesta quinta-feira (12/4).

Fonte: Globo Rural

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!