UNIAGRO
PR: chuva transforma lavoura de milho em cachoeira; veja vídeo
26/03/2018 11:32 em Notícia

Segundo produtor, 140 milímetros atingiram a região em menos de duas horas. O prejuízo é estimado em R$ 200 mil

Parte de uma lavoura de milho segunda safra, em Assis Chateaubriand, no Paraná, foi devastada pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. 

Paulo Roberto Formentini, filho do proprietário Janir Ivo Formentini, conta que o aguaceiro começou durante a madrugada da sexta, dia 23, por volta das 2h30. “Foi muita chuva em pouco tempo. Cerca de 140 milímetros em duas horas”, afirma. Para piorar, no domingo, dia 25, a fazenda sofreu com um novo temporal.   

A estimativa é de que dos 300 hectares de plantio, pelo menos 35 hectares tenham sido afetados. “Não moro nesta fazenda, fomos avisados no dia seguinte. Mas não tem o que fazer, só esperar parar”, conta.  

A família de produtores não vê muitas alternativas para contornar o problema. Agora, o que resta é esperar a colheita do milho segunda safra, para depois trabalhar a terra e preparar para o próximo plantio da soja. Segundo Paulo, ainda é cedo para calcular o prejuízo da produção afetada, mas ele estima em R$ 200 mil o investimento que será necessário para deixar a área agricultável novamente. Ele conta que a produção tem seguro, mas como o estrago maior foi na terra, não será acionado. 

Fonte: Canal ARural 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!