UNIAGRO
Conheça a tecnologia que analisa solos em apenas 30 segundos
14/03/2018 11:47 em Notícia

A ferramenta permite verificação simultânea de dezenas de parâmetros físicos e químicos de forma não destrutiva, econômica e precisa

Uma tecnologia de análise de solos tem revolucionado o mercado no Brasil. Com o nome de “SpecSolo”, a ferramenta desenvolvido pela Embrapa Solos em parceria com a iniciativa privada tem a vantagem de analisar as amostras de solo de forma não destrutiva, rápida, econômica e precisa.

De acordo com o cientista André Marcelo de Souza, a verificação acontece em apenas 30 segundos. Além disso, a ferramenta dá acesso a dezenas de parâmetros físicos e químicos de fertilidade do solo e é feita por luz infravermelha.

O pacote tecnológico atende pequenos, médios e grandes produtores. Os agricultores familiares, que ocupam áreas mais distantes das grandes cidades, vêm recebendo atenção especial pelo importante papel social que a tecnologia apresenta e que contribui, de forma decisiva, no aumento da produtividade.

“Com o SpecSolo o agricultor familiar vai ter fácil acesso a análise de fertilidade do solo da sua propriedade e recomendação agronômica. Essa ação social pode ajudar diretamente no aumento da sua renda familiar”, destaca Souza.

Segundo ele, dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) podem ser analisados simultaneamente. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!