UNIAGRO
Mesmo com problemas climáticos, safra de soja será recorde, diz Agroconsult
09/03/2018 10:01 em Notícia

Segundo a empresa, são esperadas 117,5 milhões de toneladas neste ciclo, o que representa crescimento de 3% frente ao ano anterior

A estimativa da Agroconsult para a safra 2017/2018 de soja é de 117,5 milhões de toneladas. O crescimento de 3% na produção representa um novo recorde. A equipe da consultoria está na estrada desde o início do ano. O objetivo é percorrer os principais produtores de soja e milho do país, para avaliar o desenvolvimento dos grãos e projetar a produtividade da safra.  

Segundo a analista Heloísa Melo, durante o ciclo, surgiram pontos de preocupação, mas que as lavouras apresentam um potencial muito bom. “Preocupações em relação ao clima, por exemplo. Um excesso de chuva em Mato Grosso, que foi bem pontual, e uma seca bem grande na metade sul do Rio Grande do Sul em uma região que tem crescido em soja, mas não tão representativo para o estado ainda. As reclamações que a gente tem avaliado trouxeram preocupações, mas ainda assim teremos uma safra recorde”, afirma.

O produtor rural Julio Cesar Pereira Junior se mostra entusiasmado e diz que a expectativa é muito boa. “Os preços não estão lá os melhores, mas estão cobrindo bem as nossas expectativas. Fizemos o dever de casa e já estamos planejando o próximo ano”, conta.

As condições de comercialização podem mudar esse cenário. As perspectivas seguem positivas quando o assunto é exportação. “Se a gente considerar soja mais milho, teremos um aumento para 102 milhões de toneladas, superior aos 98 que a gente exportou em 2017”, explica Heloísa.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!