UNIAGRO
Café: chuvas tardias impedem safra recorde
28/12/2017 17:11 em Notícia

As chuvas no início de 2018 vão decidir o tamanho da próxima safra de café no Brasil, diz analista

O ano de 2017 para o setor cafeeiro foi de apreensão por causa do atraso das chuvas. O resultado, é que o setor não espera uma safra recorde e um ano de expectativas para 2018, já que o preço não tem subido como o esperado nos últimos meses.

De acordo com o analista de mercado Eduardo Carvalhaes, as chuvas do início do ano é que devem decidir o tamanho desta safra. “Elas são fundamentais para determinar como será a nossa safra. Estamos em uma safra de ciclo alto que já foi prejudicada pela seca até o final de outubro, quando se perdeu parte das floradas e as árvores ficaram estressadas. Tudo isso, se somando ao fato de 2017 ter sido o terceiro ano consecutivo de problemas climáticos”, ressaltou.

Apesar do período de seca nas regiões produtivas, as chuvas que vieram a partir de novembro podem trazer boas notícias para a colheita. “Essa chuva tardia poderá transformar em frutos maiores aquelas floradas que tivemos no início de novembro. Não teremos uma safra recorde por causa do estado das árvores e do atraso das chuvas, mas é muito bom que chova porque os frutos vão crescer bastante nas árvores e teremos uma boa safra de ciclo alto”, disse.

 

Segundo Carvalhaes, o ano que se aproxima pode ser um ano melhor na questão da exportação, já que houve queda na safra de 2017 em relação ao ano anterior. “Em 2017, serão 30 milhões de sacas contra 34 milhões em 2016. O máximo que dá para enxergar, se for realmente uma boa safra em 2017, é de que se vá para 33 milhões em 2018, já que 2019 será um ano de safra baixa, onde estaremos sem estoques, o que faz com que as negociações em 2018 continuem de maneira bastante complicada.”

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!