UNIAGRO
Amapá é reconhecido como área livre de aftosa com vacinação
07/12/2017 09:47 em Notícia

Em abril de 2018, Brasil será reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal, diz ministro da Agricultura

 

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), assinaram nesta terça-feira, dia 5, instrução normativa de reconhecimento do Amapá como zona livre de febre aftosa com vacinação. A região amazônica está atualmente classificada pelo Ministério da Agricultura como de risco médio para febre aftosa. Em nota, o ministério diz que o último registro da doença ocorreu em 2004 no município de Careiro da Várzea, no Amazonas. "O novo status sanitário dos estados do Amazonas e Pará – reconhecidos na segunda-feira, dia 4 – e Amapá – reconhecido nesta terça – representa a consolidação do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa)", diz a Agricultura no comunicado.
 
"O Amapá é o último estado no qual o Ministério da Agricultura chancela esse reconhecimento; em abril de 2018, o Brasil será reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Na sequência já temos um programa em que o Brasil será declarado livre de febre aftosa, sem vacinação", disse Maggi. Segundo ele, os estados do Norte foram os últimos a entrar no programa de erradicação da aftosa, mas serão os primeiros na atividade de produção. "Isso porque o fluxo de animais segue do Norte para o Centro-Oeste e para o Sul. Não poderá ser o inverso." 

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!