PUBLICIDADE
Vacinação contra febre aftosa no Estado termina no próximo dia 30
04/12/2017 - 10h31 em Notícia

Produtores rurais tem até a próxima quinta-feira (30), para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses

Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa de R$ 81,28 por animal não vacinado. A vacinação é obrigatória e é a única forma de proteger os animais contra a doença e manter que Minas conquistou, junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), de área livre de febre aftosa

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - órgão responsável por supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho – estima 9,5 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado deverão ser vacinados nesta etapa.

Além de vacinar o rebanho, os produtores devem obrigatoriamente declarar ao IMA a vacinação dos animais ou estará sujeito a multa de R$ 16,25 por cabeça.

Cuidados

Os produtores podem adquirir a vacina nos estabelecimentos autorizados para a venda do produto e, no ato da compra, devem apresentar CPF e carteira de identidade. O coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), médico veterinário Natanael Lamas Dias, lembra que o produtor deve adotar alguns cuidados importantes para garantir a eficiência da vacina.

 

“É fundamental que a vacina seja conservada em temperatura adequada, que é de 2 a 8 graus centígrados, desde a compra até a aplicação, pois tanto o calor quanto o congelamento diminuem a eficiência da vacina. Além disso, é importante adotar boas práticas de vacinação para garantir melhor eficiência na imunização”, ressalta.

Fonte: Portal do Agronegocio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!