UNIAGRO
Chuva de granizo causa prejuízo de milhões de reais a produtores rurais em Rio Parabaíba
01/12/2017 11:06 em Notícia

Cafeicultor contou ao G1 que cerca de 1.500 hectares de lavouras da região foram destruídos. Prefeito decretou calamidade e visita fazendas.

Produtores rurais de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, contabilizam prejuízos causados pela chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (29). Dois deles falaram ao G1 sobre a situação. O Prefeito da cidade decretou estado de calamidade pública e está visitando as fazendas atingidas na região nesta quinta-feira (30).

O produtor rural e cafeicultor Jerry Magno Resende, de 45 anos, conta que o prejuízo na lavoura foi de R$ 12 milhões em 500 hectares de café destruídos pelo gelo. “A chuva durou cerca de 50 minutos e as pedras chegavam a ser do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Acho que, na região foram cerca de 1.500 hectares destruídos”, disse.

Segundo Jerry, o gelo chegou a meio metro de altura e que ainda nesta manhã é possível ver pedras nas plantações. “Trabalho no ramo há 25 anos e nunca vi nada parecido, só na televisão. Também nunca tinha lidado com tamanho prejuízo.”, contou o cafeicultor.

A reportagem procurou o instituto de meteorologia da Universidade Federal de Uberlândia para saber sobre a intensidade da chuva na região, mas as ligações não foram atendidas.

Além do café, houve danos nas estruturas de casas, barracões, postes de energia e estradas das fazendas. Agora, o produtor rural trabalha para minimizar o impacto a longo prazo, já que a planta de café chega a durar 20 anos. “A próxima colheita, em junho de 2018, e o que estava sendo plantado agora já estão perdidos, porém podemos tentar salvar para daqui a dois anos e evitar que os prejuízos futuros sejam maiores”, concluiu ele. 

Mais prejuízos

Já o produtor de café e cerais Bruno Luciano Rezende, de 32 anos, não soube informar em valores o tamanho do prejuízo nos 165 hectares atingidos. Mas disse que perdeu toda a lavoura de milho e de café dos próximos dois anos.

“Do milho, temos que eliminar a lavoura e fazer um novo plantio. O resultado deve vir em cinco meses. Agora o café, está perdido por dois anos, é trabalhar para a colheita de 2020”, disse ele.

Fonte: Canal Rural

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!