UNIAGRO
Aftosa: Associação Brasileira de Angus é contra retirada da vacinação
08/11/2017 10:09 em Notícia

Para entidade, suspensão da imunização é positiva, mas cenário político-econômico não forneceria condições para que processo seja realizado sem risco para o rebanho bovino

 

A Associação Brasileira de Angus se diz contrária à ideia de parar de vacinar o rebanho brasileiro contra a febre aftosa. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, dia 7, a entidade afirma que entende que a suspensão da imunização seria "um ótimo caminho, se houvesse condições de realizar o processo sem risco" ao rebanho bovino. "Contudo, frente ao atual cenário político e econômico nacional, a associação manifesta-se contrária à iniciativa", afirma.

A associação cita uma série de motivos para assumir esta posição. Uma das razões apontadas é a crise econômica e a falta de recursos públicos para investimentos básicos, como saúde e segurança pública. "Desta forma, é difícil acreditar que haverá suplementação de verba para viabilizar todo o controle necessário para garantir o cumprimento das regras de trânsito de animais", diz. A associação acrescenta que a vacinação não tem impedido que a carne brasileira atinja os mais diversos mercados nos cinco continentes.

A associação cita também complicações na dinâmica do mercado pecuário brasileiro. O plano do Ministério da Agricultura prevê a retirada da vacinação de forma escalonada e por regiões. "Tal processo dificultará a circulação dos bovinos exatamente em um período em que a raça angus está se disseminando pelo Brasil com trânsito de terneiros e reprodutores", diz.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!