UNIAGRO
Família foge de fogo, mas cão fica e salva cabras
23/10/2017 09:55 em Notícia

Durante um incêndio avassalador na Califórnia, o cachorro Odin se negou a fugir com os donos para ajudar seu rebanho. Veja o relato, vídeo e fotos desta história

Vários incêndios em áreas florestais têm afetado o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, nos últimos dias. Levantamentos preliminares indicam que ao menos 40 pessoas morreram nestes desastres naturais. Entretanto, em meio a estas tristes histórias, uma delas chamou a atenção do mundo e teve um final feliz.

Durante a correria para fugir do incêndio, a família de Holand Tembo Hendel, do condado de Sonoma, se viu obrigada a deixar o cão Odin para trás, já que ele se recusava a abandonar as cabras da propriedade. Alguns dias depois, ao voltar à região para analisar o acontecido e, sem qualquer esperança de reencontrar os animais, para surpresa de todos Odin conseguiu se salvar e quebra trouxe consigo as 8 cabras sem lesões graves.

A página pessoal de Hendel no Facebook se tornou praticamente um culto ao feito realizado pelo cão, considerado por todos um milagre. Por lá, inúmeras fotos e vídeos foram compartilhados por todos que leram a história. O próprio Hendel as descreve com riquezas de detalhes. “Mais tarde, na manhã do incêndio, quando conseguimos fugir do fogo, eu e minha família choramos muito, pois com certeza tínhamos condenado Odie a morte, junto com nossas cabras”, diz ele. “Eu tomei a decisão de deixá-lo e duvido que poderia ter feito ele mudar de ideia e vir conosco."

O cão Odin era de fato conhecido por sua lealdade feroz ao rebanho, sobre o qual compartilhava o dever de guarda com sua irmã, Tessa, que foi levada em segurança com a família.

Finalmente, no dia 1 de outubro, depois que o fogo acalmou o suficiente para que a família voltasse para sua casa, encontraram a propriedade em ruínas, com árvores ainda queimando. “Dias depois, quando pudemos voltar para casa, felizmente encontramos Odin. Eles estava queimado, maltratado e enfraquecido, mas ainda cercado por suas 8 cabras e vários cervos pequenos que haviam chegado a ele para proteção e segurança”, relata Hendel.

Odin estava bastante fraco e mancando. Seu pelo, que já foi sedoso e bonito, estava praticamente laranja escuro e seus bigodes derreteram. “Mesmo agora, enquanto escrevo isso, estou chorando lágrimas de gratidão e admiração por sua bravura e devoção. Mas, desde então, Odin se reuniu com sua irmã Tessa e agora está ficando mais forte, e alegre, de novo”, conta ele em outro post.

 

Todos os animais foram levados a um abrigo temporário, onde estão se recuperando dos traumas. A família criou uma página para receber doações para ajudar nos cuidados médicos de Odin e reconstruir seus imóveis. Desde a primeira publicação, a página crowdfunding foi compartilhada mais de 8.000 vezes e arrecadou mais de US$ 64 mil. “Os animais estão indo bem”, diz Hendel. “Odin está recebendo um tratamento de rei, com bifes e muito carinho.”

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!