UNIAGRO
Temporais com possibilidade de granizo são esperados na região Sul do país
20/10/2017 09:41 em Notícia

O avanço de uma frente fria na região Sul provocou altos volumes de precipitação, e contou com a presença de rajadas de vento e descargas elétricas na noite de quinta, dia 19, e no começo da madrugada desta sexta, dia 20. Com o afastamento do sistema para o oceano, a chuva perdeu intensidade e os ventos ficaram calmos.

No estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva se mantiveram ativas ao longo da noite e levam altos volumes de chuva para a região. Em Campo Grande (MS), foram observadas rajadas de vento de 55 quilometros por hora. No Nordeste, chove na faixa litorânea, alimentada pelos ventos úmidos do oceano. Enquanto isso, o Norte apresenta pancadas isoladas no estado do Amazonas.

SUL

Esta sexta, dia 20, começa com manhã de sol entre algumas nuvens, mas durante a tarde o tempo fecha, devido a instabilidades geradas pelos ventos em níveis mais altos da atmosfera. Há previsão para temporais, com possibilidade de granizo e transtornos desde o norte do gaúcho até o norte paranaense. Devido a nebulosidade e a chuva, as temperaturas não sobem tanto e a sensação chega a ser de um leve frio.

SUDESTE 

A frente fria se afasta para o oceano, mas um sistema de baixa pressão se forma na costa de São Paulo e mantém a condição para chover em todo o estado. As pancadas isoladas podem atingir também o oeste do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No litoral do Espírito Santo não chove, mas há risco para ventos de até moderada intensidade. Em todas as outras áreas do Sudeste, os ventos que sopram do quadrante norte favorecem a rápida elevação das temperaturas ao longo do dia. No interior paulista e mineiro a umidade do ar pode ficar abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

CENTRO-OESTE

Ainda há previsão de chuva um pouco mais intensa na metade sul do Mato Grosso do Sul, por causa de uma frente fria que está em São Paulo. A chuva ocorre de moderada a forte intensidade, com rajadas de vento e potencial para granizo. No oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul a chuva ocorre com menor intensidade. Nas demais áreas do Centro-Oeste tem apenas variação da nebulosidade e temperaturas bastante elevadas e sem condição para chover.

NORDESTE 

A sexta segue com tempo instável nas áreas do litoral nordestino, principalmente na costa leste. As pancadas de chuva ocorrem de forma rápida e com baixos acumulados. Chove fraco também no Maranhão. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo continua seco, com temperaturas bastante elevadas e baixa umidade relativa do ar durante a tarde.

NORTE 

 

Oo tempo segue instável durante o dia. As pancadas de chuva ocorrem com maior intensidade em Rondônia, no Acre e no oeste do Amazonas, pois os ventos em níveis médios continuam a soprar umidade para essas áreas. Mesmo com as chuvas o tempo fica quente e abafado.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!