UNIAGRO
Sorgo: Triângulo Mineiro dobra produtividade nesta safra
31/08/2017 08:50 em Notícia

Com 185 mil hectares cultivados, produção total do estado chegou a 670 mil toneladas

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram cultivados 185 mil hectares de sorgo em Minas Gerais na safra 2016/2017, alta de 7% em comparação com a temporada passada.

A produtividade na região do Triângulo Mineiro, responsável por 50% da área, dobrou na safra atual, atingindo a marca de 60 sacas por hectare. Diante do bom rendimento das lavouras, a produção total do estado chegou a 670 mil toneladas, crescimento de 92% em relação ao ciclo anterior.

Entre os fatores que explicam o crescimento da cultura está a resistência à falta de água e altas temperaturas e menor incidência de pragas. "Destaco que não é, necessariamente, a melhor opção, mas é uma das estratégias, porque em períodos mais secos a incidência de pragas e doenças é menor", explica o engenheiro agrícola Francisco Henrique Silva.

Para o produtor rural Dalmo Alves de Souza, a produção foi beneficiada pela chuva no momento de desenvolvimento da cultura e granação. "E está melhor porque nós temos mercadoria para vender, já que no ano passado nós tínhamos preço, mas não tínhamos mercadoria", diz Souza.

Souza plantou 250 hectares do grão na fazenda localizada em Tupaciguara (MG), e está animado com os resultados. "Nós travamos a R$ 15 a saca de 60 quilos e a nossa produção vai ficar na média de 75 sacos por hectare e isso fecha bem as contas", conta Souza.

As vantagens do sorgo também favorecem os pecuaristas. O grão tem preço menor em relação ao milho, mas o valor energético é parecido, o que estimula o uso do produto na dieta animal.

 

"Em termos de valor energético é bastante similar. Em relação à proteína, o sorgo apresenta 7% a menos comparado ao milho. Outra vantagem é que o preço do sorgo é balizado pelo preço do milho, então, isso é um atrativo para as empresas de ração, que conseguem comprar o sorgo em média 20% mais barato e com uma qualidade nutricional similar", afirma Silva.

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!