UNIAGRO
Inseto transgênico poderá ajudar a conter praga em lavouras
03/07/2017 10:13 em Notícia

Machos de uma espécie de traça estão sendo geneticamente modificados para transferir um gene letal a seus descendentes, reduzindo assim sua população

Uma traça bem diferente das que costumam fazer buracos em roupas poderá ser uma aliada no controle de pragas em lavouras. Machos das traças-das-crucíferas (Plutella xylostella) estão sendo geneticamente modificados para transferir um gene letal à prole, de acordo com informações da revista Wired divulgadas pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

A maneira de controlar pragas com a traça transgênica seria parecida com o método já utilizado para reduzir a população de mosquitos da dengue com o Aedes aegypti geneticamente modificado. A biotecnologia insere nos insetos machos um gene que evita a sobrevivência da prole até a idade adulta. Liberando esses machos inofensivos às culturas na natureza, eles acasalam com as fêmeas, mas nenhum de seus descendentes torna-se viável, reduzindo, portanto, a população de pragas.

A traça-das-crucíferas transgênica já teria passado por ensaios em laboratório e estufa, e será agora testada em campo, na Flórida (EUA). Há décadas, pesquisadores do setor agrícola têm lutado contra pragas de difícil controle. A traça em questão, que na fase adulta vira uma mariposa de coloração parda, tem um ciclo reprodutivo curto e põe muitos ovos, o que aumenta seu potencial de prejuízo às lavouras.

 

Segundo os pesquisadores responsáveis, as perdas causadas pela traças-das-crucíferas podem chegar a US$ 5 bilhões por ano em todo o mundo. De acordo com a Embrapa, a traça-das-crucíferas é considerada a principal praga do cultivo de plantas da família das Brássicas, como couve, couve-flor, brócolis e repolho.

 

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!