UNIAGRO
Clima poderá limitar expansão da soja em MT na safra 2017/18
15/05/2017 10:25 em Notícia

O clima poderá brecar a expansão da soja na temporada 2017/18 em Mato Grosso

Conforme a primeira estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) para o próximo ciclo, cujo plantio terá início em setembro, a produção do grão deverá alcançar 30,6 milhões de toneladas, 2% menos no ciclo atual (31,2 milhões).

“Nossa primeira expectativa é conservadora. Ainda há muitas incertezas para dizer se haverá algum efeito climático do El Niño”, afirma Daniel Latorraca Ferreira, superintendente Imea. Mesmo assim, diz ele, essa projeção de queda decorre do fato de o clima da safra 2016/17 ter sido mais favorável que o normal para o desenvolvimento das lavouras. “O clima que tivemos foi excepcional e estamos prevendo que não vai se repetir na próxima safra”.

Nas contas do Imea, a produtividade das plantações em 2017/18 poderá ficar em 55,1 sacas por hectare, 2,3% menor que a média recorde registrada em 2016/17 (55,4 sacas por hectare). A área plantada deverá ser 0,2% maior na comparação, da ordem de 9,4 milhões de hectares.

“A grande decisão da área vai depender ainda da safra americana”, afirmou Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja -MT). Segundo ele, as previsões de área ainda poderão sofrer muitas alterações. “Há algumas áreas duvidosas que o produtor pode desistir de plantar”, disse.

Nesta semana também saíram novos dados de comercialização da safra 2016/17. Segundo levantamento do Imea, 69% da produção estadual estimada foi vendida, ante 82,1% no mesmo período de 2016. “A comercialização está muito devagar e, por isso, também ainda restam tantas dúvidas para a próxima safra”, afirmou Ferreira, do Imea.

Alguns produtores já começaram a travar os custos para a próxima safra de soja e, por isso, as vendas antecipadas já iniciaram. Os dados do Imea mostram que já foi comercializada 1,7% da perspectiva de produção da safra 2017/18.

 

Fonte: Portal do Agronegocio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!