UNIAGRO
Aplicativo ajuda na análise de folhas de pés de café
12/05/2017 09:13 em Notícia

Ferramenta oferece diagnóstico nutricional da planta e avalia até 11 diferentes tipos de nutrientes, além de inidcar quais produtos devem ser utilizados e onde comprá-los

Um novo aplicativo tem auxiliado produtores de café a fazerem análise foliar das plantas e antecipar a tomada de decisões. Com a ferramenta batizada de Check Folha, que é gratuita, é possível acelerar a leitura dos dados e antecipar a tomada de decisões, já que na análise foliar o agricultor envia amostras das folhas para o laboratório e depois recebe um laudo técnico com o resultado e a interpretação do documento é um processo demorado e que muitas vezes dificulta a tomada de decisão.

Para auxiliar o produtor, o aplicativo ajuda a entender o relatório. Basta digitar os dados e a ferramenta oferece uma orientação de manejo. 

“Com ele nós temos uma noção de como está a parte nutricional da planta e verificamos se está tudo certo com o fruto ou as condições em áreas que estão sendo preparadas para a produção, sabendo se falta algo para o desenvolvimento vegetal dessa área”, falou.

A análise das folhas é uma técnica muita utilizada na cultura do café para avaliar o estado nutricional da planta. Por meio dela é possível verificar se existe algum desequilíbrio químico na lavoura. “Cada dia que passa a gente tem menos tempo para ficar olhando e verificando. Com essa ferramenta, temos isso na mão, o que facilita bastante. Outro ponto é a tomada de decisões”, falou Lacerda.

O aplicativo oferece um diagnóstico nutricional da planta e a avalia até onze diferentes tipos de nutrientes. A ferramenta também indica quais produtos devem ser utilizados e os locais mais próximos para o produtor realizar a compra.

“O diagnóstico dos nutrientes é feito, geralmente, comparando a análise com tabelas e isso leva algum tempo. Com o aplicativo, o produtor rural faz o lançamento da análise e, em segundos, ele gera um gráfico completo onde é possível ver se existe deficiência em cada nutriente, se ele é severa, média ou leve e as práticas corretivas para não ocorrer perda de produtividade. Abaixo do relatório tem o telefone do engenheiro agrônomo mais próximo do produtor”, falou o gerente de marketing da Microquímica, desenvolvedora do aplicativo, Anderson Nora Ribeiro.

O aplicativo está disponível há pouco mais de um mês e até agora já foram realizados 400 dowloads. A ferramenta permite que o produtor acesse informações atuais e também de anos anteriores, o que possibilita, por exemplo, comparar o manejo de uma área em relação a outra e acompanhar a evolução nutricional da planta.

“Em  muitos casos encontramos problemas severos de deficiência que não pode ser resolvida com uma simples correção. Às vezes é preciso mais de uma safra, quando se resgata as análises anteriores, fica muito mais fácil tomar essa decisão”, falou Anderson.

O responsável pelo desenvolvimento do aplicativo ressalta que as informações podem ser acessadas, inclusive, por outras plataformas. “O lançamento gera os relatórios e você consegue sincronizar para que essa amostra fique salva na nuvem, sendo possível o acesso em outros computadores ou celulares.”

 

 

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!