UNIAGRO
Condições climáticas colaboram para produção recorde de grãos
18/04/2017 09:07 em Notícia

Chuva bem distribuída, emprego de tecnologia e aumento na área de plantio contribuem para a grande safra de grãos.

Chuva bem distribuída, emprego de tecnologia, aumento na área de plantio. Tudo isso colabora para o país colher mais uma grande safra de grãos, como mostram os dados de abril da Conab. A previsão é de que a produção recorde chegue a quase 228 milhões de toneladas, um aumento de pouco mais de 22% em relação à safra passada, e de 2,2% na comparação com o levantamento de março.

A soja continua sendo o principal produto, com crescimento esperado de 15,4% na produção. Mas o milho teve o maior crescimento: mais de 37%. Nesta safra, o feijão também deve apresentar um bom desempenho, acima de 33%.

Um dos motivos para este recorde na safra total de grãos é o aumento de 3% na área plantada, alcançando mais de 60 milhões de hectares. Mas, segundo a Conab, as condições climáticas foram decisivas para esta safra histórica. Choveu no momento certo do plantio e isso ajudou no desenvolvimento dos grãos, aumentando a produtividade na maior parte do país.

A soja é a lavoura com maior produção na safra: mais de 110 milhões de toneladas. Depois vem o milho, com quase 91,5 milhões e, em terceiro, o arroz, com quase 12 milhões de toneladas.

Mato Grosso
Mato Grosso é o estado que mais produz milho no Brasil. As lavouras ocupam mais de 4,2 milhões de hectares – 13% a mais que há um ano. O avanço é sustentado por agricultores, que aumentam a aposta na safrinha. A Conab prevê uma colheita farta no estado, mais de 24 milhões de toneladas do grão. Ou seja, quase 30% de todo milho produzido no país.

 

Rio Grande do Sul
Nem o tempo fechado e nuvens carregadas param os agricultores gaúchos. Os produtores de soja usam toda tecnologia das máquinas para tirar uma safra recorde das lavouras. Toda produção que sai do campo movimenta a economia do estado. Segundo dados da Emater, a safra de grãos representa um faturamento bruto de R$ 28,9 bilhões. Desse valor, somente a soja responde por R$ 19 bilhões.

 

Paraná
O estado é o maior produtor de feijão do país. Segundo a Conab, agora na segunda safra do grão, a área plantada no Paraná é de 229 mil hectares. Quase 10% a mais que no ano anterior. O calor se estendeu até mais tarde e isso acaba influenciado diretamente na produtividade. A previsão é que sejam colhidas 403 mil toneladas de feijão na safrinha. Uma média de 1.760 quilos por hectare.

 

Fonte: Globo Rural

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!