UNIAGRO
Bocal de Ouro 2017 é palco de grandes emoções
14/04/2017 12:49 em Notícia

Durante quatro dias, a comunidade crioula presenciou um show de surpresas nas pistas do Bocal de Ouro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os 98 animais inéditos disputaram, pela primeira vez, por uma vaga na final do Freio de Ouro 2017.

Considerada uma das provas mais importantes da raça Crioula, o Bocal deste ano chegou com novidades para o campeonato. Além da renovação com a premiação para o quarto colocado e a mudança com o exame de admissão veterinária, a classificatória voltada para os animais inéditos trouxe também a estréia de muitos ginetes e cabanhas.

Os grandes vencedores são: a fêmea AM Gaita, da Cabanha Sol Brilhante, de Frederico Westphalen (RS), montada pelo ginete Cláudio dos Santos Fagundes; e o macho Harmonia Ultimato, da Fazenda Vitória, de Joinville (SC), conduzida por Zeca Macedo.

A fêmea AM Gaita liderou o ranking de pontuação desde a etapa funcional e finalizou com média 21,208. 

Em meio a emoção de conhecer o resultado do Bocal, o proprietário da égua só expressava orgulho: “desde sempre ela é sinônimo de sorte pra gente”, comentou Sergio Augusto Amaral. E a sorte se estende também para toda a cultura da cidade Frederico Westphalen, localizada no Rio Grande do Sul. “É o primeiro prêmio deste ramo do cavalo na cidade e terá todo mundo eufórico esperando ele chegar”, disse a esposa, Elair Amaral.

Os ginetes Cláudio Fagundes e Volmir Santos de Guimarães conquistaram o título de Ginete Destaque.

Se para as fêmeas a aposta estava fácil de acertar, a emoção dos machos foi disputada até o final. Durante a paleteada, Harmonia Ultimato e seu ginete José Fonseca largaram em disparada para o primeiro lugar, com média 21,109. “Quando vi o Harmonia Temprano ganhando o Freio no ano passado, pensei que estava na hora de colocar o meu Harmonia em pista também”, comemorou o expositor Anastácio Vitória

O desempenho dos animais impressionou os jurados que consideraram uma oportunidade dar notas tão altas. “Foi gratificante ver o nível que a raça Crioula chegou”, comentou o jurado das fêmeas, João Arisio. Junto a ele, Guilherme Abascal e Vinicius Guedes fizeram o julgamento das éguas. O desempenho dos machos ficou sob a avaliação de André Luiz Rosa, João Francisco Silveira e Luis Alberto Bastos. Eles foram os responsáveis por classificar os oito melhores de cada categoria para à final do Freio de Ouro 2017.

 

Fonte: Canal Rural

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!