UNIAGRO
Colheita acaba e recorde é confirmado
11/04/2017 08:27 em Notícia

Tanto a AgRural como a ARC Brasil/CME Group, confirmam ganho do rendimento por hectare com crescimento em comparação à serie histórica

A colheita da soja, safra 2016/17, atingiu 100% da área plantada em Mato Grosso nessa semana e no início de abril importante consultorias revisaram suas projeções para sojicultura do país. E em todos os novos levantamentos, a safra mato-grossense do grão, apesar de problemas com as fortes chuvas de fevereiro, terá oferta recorde, produção e produtividade históricas. Tanto a AgRural como a AgResource Brasil (ARC Brasil/CME Group), confirmam o ganho do rendimento por hectare, 53,7 sacas por hectare e 55,9 sacas por hectare, respectivamente. Mato Grosso é o maior produtor nacional de grãos e fibras (soja, algodão e milho).

Na avaliação da AgRural, a nova estimativa aponta leve redução na produtividade causada por excesso de chuva em fevereiro e início de março. Em razão desse acontecimento, bastante concentrado no oeste e norte do Estado, a média passou de 54,1 sacas para atuais 53,7, que seguem sendo recorde na média estadual e superam o resultado do ciclo anterior em 47,5 sacas.

Na apuração da ARC Brasil/CME Group a variação anual de produtividade em Mato Grosso está dando um salto de 18%. Conforme o novo levantamento, também divulgado ontem, os analistas prevêem 55,9 sacas e uma safra total de 31 milhões de toneladas.

“Conforme indicações feitas ao longo de março, quando as condições climáticas continuaram favorecendo as lavouras mais tardias, a AgRural revisou para cima, mais uma vez, sua estimativa de produção de soja na safra brasileira 2016/17. Projetada em 107 milhões de toneladas em 3 de março, a produção foi ajustada agora para 111,6 milhões de toneladas, com produtividade de 55,3 sacas por hectare e área de 33,6 milhões de hectares”, explica a analista Daniele Siqueira.

Em relação aos números de março, foram feitos ajustes positivos nas produtividades de todos os estados, exceto Pará e Roraima (inalterados) e Mato Grosso, que teve leve redução causada por excesso de chuva em fevereiro e início de março.

As produtividades estimadas para todos os estados do Centro-Sul do país são recordes. A AgRural divulgará seu número final de produção para a safra 2016/17 de soja na primeira quinzena de maio. Até lá, não se descartam novos aumentos de produtividade, especialmente no Norte/Nordeste.

Até quinta-feira (06), 82% da área de soja do Brasil estava colhida, ante 74% uma semana antes, 85% há um ano e 78% na média de cinco anos. Os trabalhos estão encerrados no Centro-Oeste e muito próximos do fim em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

MILHO - Para a segunda safra de milho, a AgRural manteve a estimativa de produção praticamente inalterada em relação à de março, em 61,4 milhões de toneladas. As lavouras se desenvolvem bem, especialmente depois das chuvas registradas nesta semana em áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do oeste e norte do Paraná. Mas precipitações também seriam bem-vindas no sul de Mato Grosso, noroeste de Minas Gerais e em pontos de São Paulo.

 

Fonte: Portal do Agronegocio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!