UNIAGRO
Transformação Digital: suportando a evolução da agricultura 4.0

Tecnologia é aplicada no campo em prol da produção e do aumento da rentabilidade

O uso racional dos recursos naturais é a principal diretriz de companhias que querem se manter competitivas no Agronegócio. Além disso, líderes de empresas e diferentes integrantes da cadeia do setor têm se sentido pressionados a aderir às boas práticas que impactem na otimização dos processos, na redução de custos e no aumento da segurança dos trabalhadores. Por conta dessas e de outras exigências, muitas organizações têm se apoiado na tecnologia para promover a Transformação Digital de seus negócios em prol da produção, do desenvolvimento de novos mercados e do aumento da rentabilidade do negócio.

É fácil exemplificar o quanto a Transformação Digital tem avançado no Agronegócio. Basta notar o crescente interesse dos líderes por temas como a Agricultura 4.0, caracterizada pelo amplo aproveitamento dos avanços tecnológicos por toda a cadeia, sempre com foco na produtividade, sem descuidar do respeito ao meio ambiente e à saúde pública. Soluções eficientes de IoT, Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial têm sido usadas em sensores, aplicativos, softwares e até máquinas de colheita sofisticadas, que geram dados que após processados oferecem insights e suportam as decisões de negócio.

Há empresas, por exemplo, adotando mecanismos de previsão de clima e análise de reação às variações climáticas, o que tem permitido potencializar a assertividade na tomada de decisões relacionadas à colheita, ao plantio e ao preparo do solo. Outras companhias dispõem de tecnologia para mensurar a qualidade da água utilizada. Existem ainda as empresa que contam com sistema de mapeamento da evolução do plantio e do diagnóstico de doenças na plantação. Sem falar nos tratores autônomos, que funcionam sem motorista, sendo operados à distância com base na tecnologia de agricultura de precisão.

Ao considerarmos a velocidade dos avanços tecnológicos, a elevada diversidade de dados gerados pelo setor, as pressões exercidas sobre os líderes de negócios e os prejuízos causados por uma decisão equivocada, é primordial que empresas de toda a cadeia do Agronegócio invistam nessas tecnologias. E, isso não inclui apenas a escolha do desenvolvedor do software ou de outra solução que se deseja utilizar. O uso de Cloud Computing é primordial como grande viabilizador desse processo de Transformação Digital, assim como um parceiro especializado que faça a gestão de todos esses dados.

“A nuvem é o ambiente mais consistente, seguro e confiável para suportar soluções de Dados e de Inteligência Artificial, além de oferecer excelente relação custo-benefício. Mas, a tecnologia por si só não basta, é preciso ter ao lado uma empresa experiente em serviços de cloud que possa oferecer apoio em todo o processo, desde o planejamento, passando pelas configurações, até chegar à gestão dos dados e ambientes. Escolher uma empresa especializada contribui muito para que o cliente fique focado na transformação do negócio”, explica Maurício Fernandes, presidente da Dedalus, empresa especializada em serviços de Cloud Computing e parceiro Microsoft, especializado em tecnologias em nuvem.

Fonte: Revista Globo Rural